Você não está só!
Escolher a escola ideal é uma tarefa difícil, e é comum que muitas dúvidas apareçam nesse importante processo. Mas não se assuste, nós estamos aqui para te ajudar!
Caso você não encontre as respostas que procura, não deixe de entrar em contato pelo nosso WhatsaApp e tirar todas as suas dúvidas com a Tia Pati.
Será um prazer te ajudar! 😉
-
A escola iniciou suas atividades em janeiro de 2019, está completando 5 anos. O propósito de abrir a Tempo de Brincar é a paixão de sua fundadora pelas crianças. Desde então, os pais e crianças que estão conosco e passaram por aqui expressam um sentimento de gratidão pelo carinho, cuidado, atenção e desenvolvimento que recebem de toda a “família” Tempo de Brincar.
-
A Tempo de Brincar está localizada no bairro Pinheiros, na rua Luís Carlos Georg, 197, há 3 Km do centro, entre as avenidas Imperatriz Leopoldina e Feitoria, próximo ao encontro das duas avenidas. É uma esquina tranquila, de pouco movimento e com bastante espaço para estacionar.
-
Sim, tem Alvará de Localização e Funcionamento, está licenciada em todos os órgãos de Educação, Vigilância Sanitária e Bombeiros. Com as devidas certificações e licenças em dia.
-
Atendemos bebês a partir de 4 meses de idade.
-
A escola funciona das 7:00 às 18:30, de segunda a sexta feira. No período integral a criança pode frequentar a escola durante todo o horário de funcionamento. O período Matutino é das 7:00 às 13:00. O período Vespertino é das 12:30 às 18:30.
-
Caso seja uma situação eventual e o responsável comunicar a escola o motivo do atraso, há tolerância. Caso ocorram atrasos rotineiros, a cada início de quarto de hora é cobrada, junto da próxima mensalidade, uma taxa prevista em contrato.
-
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular), determina as competências (gerais e específicas), as habilidades e as aprendizagens essenciais que as crianças devem desenvolver em cada faixa etária. Dentro de cada campo de experiência as professoras fazem seus planejamentos semanais, orientados pela equipe diretiva pedagógica, para o pleno desenvolvimento de cada criança. Sempre com o olhar atento às necessidades e curiosidades expressadas por elas, pois entendemos que suprir seus anseios torna o aprendizado mais rico e flui com naturalidade.
-
As crianças são estimuladas, diariamente, a cultivarem comportamentos de gentileza, respeito, não violência e uso das palavras “mágicas” (por favor, com licença, obrigado etc.). A musicalização e o conto de histórias são instrumentos de conscientização importantes para criar uma cultura comunitária, de tolerância e solidariedade.
-
Na Tempo de Brincar, além dos aspectos pedagógicos e de indução de conhecimentos, a professora é estimulada a dar carinho, a abraçar e fazer com que a criança se sinta acolhida e protegida. Na etapa Berçário, independente do número de crianças, sempre há duas profissionais atuando ao mesmo tempo, a cada múltiplo de 5 crianças, mais uma profissional é requisitada. Nas demais turmas, temos a professora titular e uma auxiliar de educação infantil, dependendo da demanda, mais uma profissional pode ser requisitada.
-
A escola conta com musicalização para todas as idades e a prática da capoeira. Também disponibiliza espaço para Judô, mas neste caso dedicado para as crianças cujos pais contratarem o serviço do professor que ministra as aulas semanalmente.
-
A escola oferece almoço e jantar conforme orientação da nutricionista. Os lanches da manhã e tarde são coletivos, são oferecidos os mesmos lanches para todas as crianças. Na sexta à noite ou no sábado, cada pai recebe uma mensagem na qual é solicitado um item que compõe o lanche semanal. Na segunda feira todos trazem e disponibilizamos para as crianças. Essa prática evita que um queira o lanche do colega, os pais não precisam se preocupar em preparar lanches diariamente e é mais econômico para todos.
-
Para ingresso na escola é cobrada a taxa de matrícula (somente depois da semana de adaptação) e a mensalidade do período subsequente, ou seja, a mensalidade é paga no início do mês que a criança permanecerá na escola. O contrato é de 12 meses e renova-se automaticamente se não houver manifestação antecipada dos responsáveis. No caso de encerramento de contrato antecipado é cobrada uma taxa que corresponde a uma mensalidade. O comunicado deve ocorrer com, no mínimo, 30 dias de antecedência, a criança permanece na escola por 30 dias, após sua saída será cobrada a multa rescisória.
-
Nosso período de adaptação inicial é de 1 semana (5 dias úteis), SEM CUSTO, e a criança permanece na escola o tempo que for confortável pra ela e para os pais. Caso a criança não se oponha a permanecer na escola (o chorinho da chegada é natural e compreensível) e interaja com os colegas, profissionais e brinquedos sem sofrimento, ela pode permanecer na escola no período integral desde o primeiro dia. Normalmente o primeiro dia costuma ser mais breve e vai se estendendo ao longo do período. Mas tudo é feito sem trauma e de forma natural. O importante é ir construindo uma relação de confiança mútua entre criança, pais e escola.
-
Além das reuniões pedagógicas regulares, onde se discute as adequações das propostas e atividades a serem trabalhadas com as crianças, semestralmente cada professora realiza o parecer pedagógico do período. Nele são elencados os progressos e dificuldades de cada criança em diversos aspectos. Esses pareceres são entregues aos pais em julho e dezembro de cada ano.
-
Sabemos o quão importante e necessária é a comunicação entre escola e família. Possuímos vários canais, o veículo oficial é a agenda, é nela que os pais e professores se comunicam diariamente. Tudo que for importante (estado de saúde, medicamentos, restrições alimentares, comportamentos, queixas das crianças...) devem ser relatadas na agenda. É disponibilizado o WhatsApp da Tia Pati (proprietária da escola) para qualquer questionamento no decorrer do dia. Normalmente é a Tia Pati que recebe e entrega as crianças na escola, nesses momentos diálogos breves são rotineiros. Cada turma tem um grupo no WhatsApp com o intuito de manter os responsáveis informados da rotina diária, são enviados recados rápidos, fotos das crianças se alimentando, fazendo atividades ou brincando. Podem ser solicitadas conversas presenciais com as professoras ou direção da escola. O alinhamento satisfatório do nosso trabalho é uma busca diária que depende muito da interação com os pais.
-
Estamos sempre atentas em manter um ambiente saudável, limpo, ventilado e harmonioso, os espaços precisam ser agradáveis em todos os sentidos. A escola é limpa e higienizada diariamente, banheiros e refeitórios várias vezes por dia. Em toda a escola não usamos toalhas de pano, somente toalhas descartáveis de papel. Álcool 70% sempre está ao alcance dos adultos para higienizações que se fizerem necessárias.
-
Uma das nossas primeiras aquisições foi a instalação de um potente sistema solar de geração de energia. Isso nos proporciona usar sem restrições os equipamentos de climatização. Cada sala de aula e alguns outros ambientes contam com condicionadores de ar, tanto frio quanto quentes.
-
A direção e algumas professoras cursaram o treinamento de primeiros socorros, estão habilitadas para enfrentarem situações emergenciais ou de acidentes. Frequentemente relembramos algumas práticas com situações de engasgo, queda, mal estar, entre outras.
-
Entendemos que o desenvolvimento das crianças ocorre em todos os momentos de suas vidas, muitas delas passam grande parte de seu tempo acordada na escola, interagindo com professores, colegas e demais profissionais. Fazer com que haja a ligação desse universo com a família é indispensável, então elaboramos algumas atividades que requeiram a participação dos pais em casa. Em alguns momentos do ano promovemos festividades nas quais a família é convidada a participar.
-
A escola não é apenas um local de cuidado, as profissionais empenham-se em disponibilizar propostas e atividades que vão ao encontro das necessidades de cada etapa do desenvolvimento infantil. Esses momentos, em sua grande maioria, ocorrem no meio do período matutino e vespertino, então é muito importante que as crianças estejam na escola para participar e se desenvolverem. Na etapa Berçário (de 4 meses a 2 anos) há mais flexibilidade, na etapa infantil (de 2 a 3 anos) é altamente recomendável que estejam presentes nesses momentos. Na etapa pré-escola os Órgãos de Educação cobram uma frequência mínima de 75% de presença escolar para que os responsáveis não sejam notificados por negligência. A lista de chamadas é um documento oficial que nenhuma escola pode burlar, a partir dela são comunicadas as frequências de cada criança para os órgãos competentes.
-
Aqui em nosso site temos depoimentos, em vídeos e textos, de pessoas que estiveram e estão fazendo parte da “família Tempo de Brincar”. Caso queiram conversar com alguma família que tenha uma criança na mesma faixa etária da sua, podemos solicitar a permissão e autorização de disponibilizar o contato para tirarem dúvidas, isso já ocorreu com tranquilidade, mas não podemos garantir a inteiração porque respeitamos a vontade e privacidade de cada um.
“Uma escola que respeita infâncias enxerga nas brincadeiras e nas interações, ricas possibilidades de aprendizagem…
Brincar é vida!”
Quer tirar suas dúvidas?
Fale com a Tia Pati!
A Patrícia, mais conhecida como Tia Pati, é a fundadora da Escolinha Tempo de Brincar e acompanha o dia-a-dia de cada uma das crianças que passam por aqui. Ela é a pessoa perfeita para tirar todas as suas dúvidas, e com transparência e sinceridade vai te ajudar a fazer a melhor escolha para o seu filho ou filha.